RESPOSTAS LAB JORNALISMO – YNARA MATTOS

– O que é o instituto Humanus ?

O Instituto Humanus é uma organização multidisciplinar do terceiro setor, que reúne empresas, profissionais, empresários, investidores, professores e estudiosos com foco no desenvolvimento de processos de acessibilidade, através de soluções em Design Universal na estruturação de projetos de consultoria e startups, para o público da diversidade assistiva.

– Quando foi criado o instituto ?

Precisamente em   27/10/2017

– Qual o propósito e o objetivo principal do instituto ?

Atender o público da diversidade assistiva com o objetivo de criar ferramentas e ambientes inclusivos com responsabilidade social, legal, mercadológica e econômica a fim de criar soluções eu atendam a todos, independente de serem portadores de necessidades especiais ou não, como as máscaras transparentes (Transparent Masks) que além de atender o objetivo inicial, devolveram a auto-estima com a possibilidade de proteção permitindo o uso de maquiagem, possibilitam a identificação facial e a comunicação entre as pessoas  dentro do conceito do Design Universal ou Design para todos. Acreditamos que se seguirmos estes conceitos, TODAS as pessoas serão beneficiadas naturalmente; tornando o mundo menos complicado e mais inclusivo.

– A quem e quais os tipos de pessoas o instituto abraça ?

 

Os projetos desenvolvidos pelo Instituto  buscam soluções em Design Universal  para o público da diversidade assistiva, objetivando como resultado a criação de ferramentas e ambientes inclusivos com responsabilidade social, legal, mercadológica e econômica.

Consequentemente, todas as pessoas podem usufruir dessas ferramentas, possibilitando a  inclusão e interação.

 

– Como foi, como surgiu a ideia de criar a máscara transparente ?

 

Através da necessidade de uma veterinária que é deficiente auditiva, mas que não transparecia por conta de sua alta capacidade de comunicação através da leitura labial e facial  que teve o seu atendimentos dificultados com as máscaras de tecido que deixam apenas os olhos para fora forçando-a a buscar uma alternativa para conseguir atender seus clientes. Diante do relato dessa necessidade, surgiu a idéia de criar uma máscara transparente, com preço acessível, para que atendesse a essas necessidades.

 

– O objetivo da máscara transparente é facilitar a comunicação de pessoas que se comunicam através da leitura labial ? E facilitar a comunicação dos surdos que se comunicam através da libras junto com as expressões faciais ?

 

Sim, o objetivo principal foi esse e no decorrer do caminho notamos que atenderíamos os mais diversos segmentos: vendedores, empresas, porteiros, recepcionistas e até devolvemos a vaidade, possibilitando o uso de maquiagem e a comunicação eficaz e a identificação facial para as câmeras dos estabelecimentos.

 

– Quais os projetos do instituto humanus ?

 

Juntamente com as máscaras, desenvolvemos uma linha de esterilização “UV Limp” e “UV Clean” que  são compostas por cabines e armários em formatos variados que higienizam e esterilizam cadeiras de rodas, muletas, próteses, objetos e equipamentos em alguns minutos; auxiliando e otimizando o tempo, com segurança, no combate à pandemia do coronavírus.

 

Atualmente o Instituto está criando uma forma de atender aos pacientes que necessitam de inalação em hospitais sem expor a equipe de saúde e os pacientes e um dispositivo  que facilita a localização de aparelhos e objetos.

 

– Quem foi o idealizador/Fundador deste instituto ?

 

O fundador é Rodolfo Sonnewend, que sentiu a necessidade dessa mudança na pele após um acidente doméstico, tornou-se uma pessoa deficiente, com limitação de movimentos nas pernas, percebendo dia a dia a dificuldade enfrentada não só pelos deficientes, mas também por obesos, idosos e toda a parcela da população que possui dificuldade de locomoção e comunicação. Com seu estudo e conhecimento, notou que poderia também ajudar milhares de pessoas a melhorar sua qualidade de vida, com as mesmas oportunidades e facilidades de todos.

 

– Onde ele se localiza ?

A nossa Administração está localizada na Rua Vemag, 495 – Ipiranga

CEP: 04217-050 São Paulo – SP

Telefone: (11) 2274-3536 \ (11) 2306-2914

Whatsapp: (11) 93305-4112 \ (11) 99155-5016

E-mail: contato@lojadacriatividade.com.br

 

– Quais umas das maiores experiências/aprendizados que já viveu neste instituto ?

 

O amor das pessoas que são incluídas pelo nosso processo de design universal, saber que através das nossas criações não deixamos de fora cerca de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva que necessitam de informação e inclusão e todas as outras, cada uma com a sua necessidade diferenciada.

Site: https://labdicasjornalismo.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

Pedido enviado com sucesso!